Aproveite o calor para aumentar o consumo de folhas verdes

Se você é do tipo que pula sempre a salada e vai para o prato principal, você não sabe o que está perdendo em termos de sabor e de saúde. O verão é a estação perfeita reeducar seus hábitos alimentares, nem que para isso você se utilize de alguns truques como os molhos que saborizam e vão aguçar o seu paladar. Folhas verdes devem fazer parte das suas refeições diárias não só por serem menos calóricas, mas porque previnem doenças como diabetes, prisão de ventre e gastrite.

verde3

Ricas em vitaminas A, C, K, ácido fólico, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, clorofila, entre outros, as folhas verdes auxiliam ainda o organismo na prevenção de doenças como anemia, osteoporose, estresse, doenças do coração e equilibram o pH do sangue. Aprendi isso com a minha health coach Marissol Rios, especialista em obesidade e estudiosa da saúde nutricional.

Dentre as principais folhas verdes temos: agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve, espinafre, mostarda, escarola, folha de brócolis, folha de beterraba, rúcula.

verde1

Algumas folhas são consideradas fitoterápicas e ainda consideradas laxantes pela grande quantidade de fibras.
O ideal é consumir 2 a 3 porções de folhas por dia, primeiramente pelos benefícios claro, mas também por trazer saciedade e fazer o intestino funcionar maravilhosamente bem.

verde2

Dicas da Marissol para sua salada:
É importante ressaltar que alguns nutrientes necessitam de outros para serem melhor absorvidos, como é o caso do ferro e a vitamina C, então vale por exemplo temperar a salada com limão.
Consuma as folhas cruas, isso conserva as propriedades nutricionais. Consuma folhas verdes com regularidade, e não somente de vez em quando.

Aí vai a receita dela de uma salada simples e hiper nutritiva:

verde 4

Salada de broto de alfafa

Ingredientes:
8 folhas de alface grandes
250 gramas de brotos de alfafa
4 talos de aipo picados
1 pepino grande em cubos
2 colheres de molho ao seu critério (de preferência, molho zero)
2 colheres de sopa de sementes ou castanhas

verde5

Modo de preparo:
Distribua as folhas de alface entre 4 pratos. Lave bem os brotos e misture com o aipo e o pepino. Coloque sobre a alface, regue com o molho e salpique com as sementes ou castanhas escolhidas. Sirva.

É fácil, é pratica, sacia a fome, cabe no bolso e ainda mais no seu estômago, que agradece o bom trato!

Fonte: Marissol Rios
Fotos: Google FreeShare
11recipehealth_600-superJumbo

Hamburguer de Salmão é simples e saudável

BY Pati Perri