Conheça os alimentos termogênicos

Pense rápido: você sabe o que são alimentos termogênicos? São aqueles que ajudam a eliminar gordura, acelerando o metabolismo e, consequentemente, aumentando o consumo calórico. Segundo Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista e coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, esses alimentos também trazem outros benefícios à saúde, como a melhora da circulação do sangue, estímulo da digestão, auxiliam no funcionamento metabólico, além de colaborar com a redução de medidas.

“Os alimentos termogênicos tem uma digestão mais trabalhosa, por isso, fazem com que o organismo gaste mais energia, aumente a temperatura do nosso corpo e aumente o metabolismo, o que contribui para a queima de calorias total do dia”, complementa a especialista da Bio Ritmo.

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Mas a nutricionista garante que é preciso fazer mais do que melhorar a alimentação, é preciso inserir exercício físico na rotina, afinal, não existe dieta milagrosa. “As pessoas não podem confiar apenas no consumo diário desses alimentos para se manterem em forma. Para que gerem o efeito desejado, é necessário que toda alimentação seja cuidadosa, além de se recomendar a prática de atividade física regularmente com a orientação de um profissional da área”, explica Fúlvia Hazarabedian.

Confira a lista de 10 alimentos termogênicos que colaboram na redução de medidas:

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Água
A água é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, respiratório e cardiovascular, auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na regulação térmica, e atua em diversas reações de digestão e absorção de nutrientes. Ingerir água fria faz com que o corpo trabalhe mais para adequar a temperatura da água à temperatura corporal, este processo acelera o metabolismo.

Chá verde
O chá verde possui substâncias antioxidantes que agem no combate ao envelhecimento das células, colaborando assim para a prevenção de doenças como alguns tipos de câncer. O chá verde auxilia na perda de peso devido à cafeína presente em sua composição, que influencia no aumento da velocidade do metabolismo.

Fresh oranges --- Image by © Sprint/Corbis

Laranja
Rica em água e vitamina C, com baixo teor calórico, a laranja auxilia na regulação da insulina, hormônio que em elevadas concentrações geram um maior acúmulo de gorduras.

Brócolis
Alimento rico em vitamina C e cálcio. Colabora para uma diminuição na porcentagem de gordura corporal por possuir grandes concentrações de ácido alfa-lipóico, que assim como a laranja, também auxilia na regulação dos níveis de insulina.

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Iogurte
Alimento rico em cálcio, nutriente fundamental para a manutenção da saúde óssea, e rico em proteínas, que contribuem para a formação de massa muscular.

Pimenta
As pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, estudos mostram que esta substância traz vários benefícios à saúde, dentre eles o estímulo ao sistema nervoso simpático que libera mais catecolaminas, levando a uma diminuição do apetite e como consequência a diminuição da ingestão calórica.

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Salmão
Peixe rico em ômega-3, um ácido graxo essencial que previne doenças cardiovasculares e aumenta o metabolismo basal.

Gengibre
Alimento com baixo valor calórico, rico em vitaminas B3, B6 e C. Possui ação antioxidante.

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Amêndoas e Nozes
Ricas em ácidos graxos monoinsaturados. Assim como o ômega-3 aumentam o metabolismo basal.

Aveia
Alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, auxiliando no controle de perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade.

Use (sem abusar) deste alimentos, ricos em benefícios e que garantem, nas quantidades certas o seu bem estar físico com resultados saudáveis e inimigos das gordurinhas! 😉 

Fonte: Bio Ritmo
Fotos: Google e Corbis

 

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Hamburguer de Salmão é simples e saudável

BY Pati Perri