Descobri Portugal e me apaixonei

Paisagens maravilhosas, gastronomia deliciosa e um povo pronto pra te receber com simpatia e hospitalidade, esta foi a Portugal que conheci e adorei! 

1

Planejar uma viagem envolve um ritual de muitas pesquisas, estudo de mapas e roteiros, conversas com outros viajantes, enfim, tudo que consigo para reunir informações e aproveitar ao máximo o destino escolhido. Mas desta vez foi diferente, decidimos tudo super em cima da hora.

Processed with VSCO with hb2 preset

Esta viagem foi programada para ser feita a 2, mas pode ser entre amigos ou mesmo em família. O país está super estruturado para o turismo e oferece entretenimento para todas as idades. Como tínhamos pouco tempo, meu marido tirou apenas 10 dias de folga do trabalho, sabia que a viagem seria corrida. Na verdade, Portugal não é um país grande, em 30 dias você consegue conhecê-lo bem, mas em 10, foi necessário fazermos algumas escolhas e abrir mão de destinos que saíssem do nosso caminho.

3
Impossível mostrar bem todos lugares que visitei, mas adorei cada um com seu charme e particularidade. A paradisíaca Ilha da Madeira, terra onde meu avô nasceu e anos depois mudou-se para o Brasil, onde ficou até morrer.

4

A cidade do Porto com seus famosos vinhos, pontes e o cais cheio de restaurantes, onde comi o melhor bacalhau da vida.

5a

Processed with VSCO with s1 preset

Lisboa, mesmo lotada de turistas, tem lugares maravilhosos para conhecer de TukTuk e apreciar, como por exemplo, os palácios de Sintra.

LISBOA-sintra

Pegamos um voo noturno (business class) direto Brasil – Lisboa, com conexão para o aeroporto de Funchal, capital da Ilha da Madeira. O aeroporto Humberto Delgado é considerado um dos mais perigosos do mundo (só descobri depois que já havia comprado as passagens). Mas deu tudo certo! Ufa!!! Depois usamos a mesma companhia aérea (TAP), para ir da Ilha da Madeira para o Porto e também na volta de Lisboa para o Brasil. Inclusive esta companhia tem o Stop Over, com promoções para quem quer voar vários destinos numa única viagem.

6

Ao pisar na Ilha você já sente a natureza te abraçar. As estradas são excelentes, super bem sinalizadas, túneis de quilômetros, engenhosamente cravados nas rochas, casas de alto padrão penduradas em abismos, praias de pedras, picos com vistas maravilhosas, a rua das portas, gastronomia de primeira e hotéis perfeitos por preços justos. Tudo isso com a simpatia do povo português.

7a

7b

No período da viagem alugamos carro na lha da Madeira, um Nissan Juke para encarar longas subidas e estradinhas super estreitas cheias de curvas. E um Mercedes Benz confortável e rápido para ir do Porto a Lisboa.

Generated by Carsales Image Server on 08:19.58 14/03/2017
Mas os dias que ficamos no Porto e em Lisboa, dispensamos o carro e usamos os ônibus seightseeings, aqueles coloridos de 2 andares que tem na maioria das cidades turísticas do mundo. Em Portugal é a melhor opção, porque eles estão em praticamente todo país e é a melhor forma de conhecer qualquer lugar.

yellowbus2_700x360

E, é claro que, em todas viagens que faço escolho a dedo os hotéis que vamos nos hospedar, desta vez, além de ser 4 ou 5 estrelas, ter uma localização privilegiada, estrutura e boas recomendações pelo Tripadvisor, o requisito principal era ter uma boa academia. O que me surpreendeu foi que a maioria que pesquisei tinham ótimas academias.

Na Ilha da Madeira ficamos no RIU Resort, no Porto escolhi o Sheraton Porto Hotel & Spa e em Lisboa o estiloso Myriad. Admito que a academia do Sheraton foi a melhor, mas os outros hotéis ganharam na qualidade da alimentação e no atendimento.

RIU Resort

RIU Resort

Sheraton Gym

Sheraton Gym

Myriad Lisboa

Myriad Lisboa

O sistema de hospedagem nas 3 cidades que ficamos, incluía café da manhã, somente no RIU Resort  o jantar estava incluído na diária. Em todos a comida era boa com varias opções, porém o RIU foi o melhor e mais farto. Foi por lá que conheci a banana maracujá, tem a casca igual a banana mas dentro é igual maracujá, bem diferente. No Myriad, quando o jantar já não estava sendo mais servido, o bar tinha opções de refeições bem gostosas também.

IMG_0751

Bom, então vou dividir com vocês meu roteiro de 10 dias por Portugal –

1º a 3º dia – Ilha da Madeira – Divida bem os dias e pontos que você pretende visitar.

1º – Funchal – Mercado dos Lavradores, Teleférico, Jardim Botânico, Jardim Tropical, Carro de Cesto

2º – Camara de Lobos, Monte, Pico do Areeiro, Ribeiro Frio, Balcões, Santana, Arco de Sao Jorge, Ponta Delgada, Sao Vicente, Seixal, Véu da Noiva, Porto Moniz

3º – Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Ponta do Pargo

Na Ilha da Madeira existem muitos passeios para serem feitos, principalmente para quem gosta de eco aventura, trekking e subir montanhas. Ficamos 3 noites e com certeza foi pouco para conhecer tudo que a ilha oferece, mas se correr bastante vai conseguir ver praticamente tudo. O lugar que achei mais lindo foi o Jardim Tropical com a paz de seus jardins japoneses.

Processed with VSCO with s1 preset

4º a 6º – PORTO – pegamos o Yellow Bus e rodamos 2 dias inteiros visitando todos principais pontos turísticos no Porto.

11a

11-2

Nosso planejamento era pegar o carro no Porto e ir para Lisboa pela estrada não pedagiada parando em várias cidades (Guimarães, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Nazaré, Fatima e Óbidos) aí devolveríamos o carro na chegada a Lisboa. Mas esquecemos que era o feriado da Páscoa e as estradas ficariam cheias, então como não tínhamos muito tempo para arriscar ficar horas no trânsito, resolvemos ir pela auto estrada e, a pedido de nossas mães, paramos apenas em Fátima.

Fizemos uma rápida visitinha a cidade santa dos milagres e voltamos para a estrada, chegamos no fim do dia em Lisboa.

12a

12b

6º – Neste dia saimos para jantar próximo ao hotel

7º – Acordamos com a vista linda da nossa janela para o Rio Tejo. Como adiantamos nossa estadia em Lisboa, ficamos mais 1 dia de carro, então passamos pela Praia do Guincho, famosa entre os velejadores, as praias lindas de Estoril, Cascais e Sintra. Amei a cidadezinha no meio da serra, cheia de castelos e palácios lindos como a Quinta da Regaleira que é imperdível com todo seus mistérios e enigmas para serem decifrados.

13a

13b

8º – Compramos os tickets de 72 horas para o Yellow Bus e nele dava direito ao ônibus turístico, barco, bonde e a linha de ônibus regular da cidade. Fomos para Belém e depois de ficarmos numa mega fila, experimentamos o tão famoso Pastel de Belém.

belemmix

Confesso que não achei nada demais em relação a outros que experimentei por lá, pura estratégia de marketing. O Mosteiro dos Jerônimos é muito bonito, mas Santa Maria de Belém é a igreja mais linda que já vi. Tem um estilo gótico que adoro. É cheio de detalhes no teto, a arquitetura é maravilhosa por dentro e por fora.

14a 14b 14c

E pra não perder o costume, mesmo super cansados, fechamos o dia com uma paradinha no Shopping Vasco da Gama, que era bem próximo ao nosso hotel. Meio fraquinho, mas meu marido até gostou porque não me empolguei muito com as compras.

centro-comercial-vasco-da-gama

9º – Fizemos um mix entre os pontos que não tínhamos ido ainda dentro das rotas do ônibus turístico, como o Castelo de São Jorge, Campo Pequeno e Praça Marques e Pombal.

15mix

Almoçamos no Museu da Cerveja na Praça do Comércio para ver o pôr do sol de um dos pontos mais famosos de Lisboa.

16mix

10º – Hora de ir embora. Acordamos mais tarde, treinei como fazia todos os dias pela manhã, tomamos um café da manhã reforçado e fomos conhecer o Aquário de Lisboa que era do lado do nosso hotel. Ainda relaxamos no lounge e aí sim, chegou a hora de voltar pra casa.

17mix

Viajar para Europa nem sempre é uma viagem barata de se planejar, mas Portugal leva a vantagem de ser um dos países mais acessíveis do continente europeu. Por isso, se você já teve o prazer de conhecê-lo, não canse de voltar porque tem muita coisa para ser vista, mas se você como eu, nunca havia pensado nele como um de seus destinos favoritos, repense, porque vale muito a pena.

19

Dicas importantes para quem vai viajar –

  • Avise que irá viajar e deixe as chaves de casa com alguém de sua confiança
  • Se informe sobre o sistema de tomadas e voltagem
  • Passaporte válido e, caso necessário, visto para o país que vai viajar
  • Fique atento às validades de passaporte e visto
  • Se você não e daqueles super high tech, sugiro que imprima e reuna todas reservas e informações úteis da viagem numa pasta com seu passaporte e já coloque na sua bagagem de mão. Assim, na hora de ir não corre o risco de esquecer nada
  • Certifique-se de que seu cartão de crédito tenha o Seguro Viagem, alguns tem também seguro para o veículo alugado
  • Caso tenha feito a locação de um veículo e a reserva foi através do cartão de crédito, lembre-se de levar o mesmo para não ter problemas
  • Não esqueça sua habilitação. Só se informe se pra onde vai não é necessário ter uma habilitação internacional
  • Mesmo que queira usar apenas o cartão de crédito, troque um pouco de dinheiro para eventuais despesas
  • Faça seu check in online, para conseguir escolher seu acento
  • Se você tem restrições alimentares, não esqueça de solicitar refeições especiais logo na reserva do voo
  • Caso esteja tomando alguma medicação ou tem algum problema que, eventualmente precise, leve o remédio que já está acostumado
  • Tenha sempre uma troca de roupa na mala de mão
  • Se tiver programa de milhas, peça sempre para creditem na sua conta já no balcão do check in (sempre esqueço)
  • Se não falar a língua do país que vai visitar, pesquise antes os costumes e baixe um aplicativo tradutor ou leve um dicionário de bolso
  • Veja se não é mais vantagem pegar um chip local enquanto estiver por lá

18mix

 

Fotos: Arquivo Pessoal
11recipehealth_600-superJumbo

Hamburguer de Salmão é simples e saudável

BY Pati Perri