Hora de arrumar a lancheira das crianças

A nutricionista infantil Fernanda Monteiro do Instagram @nutri_infantil nos ensina e dá dicas de como fazer a lancheira dos pequenos com criatividade e principalmente, alimentos saudáveis. E minha dica é a Hisnek, um clube de assinaturas que você recebe mensalmente, as Hisnek Kids que são caixas com snacks saudáveis para o lanche dos pequenos. Os meus filhos adoram!

Arrumar a lancheira dos filhos sempre é um momento temido por algumas mamis. Mas não há motivo para desespero, depois que pegar o “jeitinho” tudo fica mais fácil. A criatividade é aliada essencial na preparação e no retorno que seu filho dará com a lancheira vazia.

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Hoje em dia a mãe moderna precisa ser prática e objetiva em tudo, seja trabalhando fora de casa ou ainda mais dentro dela, é sempre possível preparar e programar um lanche saudável e gostoso.

 O primeiro passo para ter sucesso no lanche é chamar seu filho para conversar. Pergunte sobre suas preferências alimentares. Isso ajuda a dimensionar o que você poderá colocar ou não na lancheira. Faça uma listinha. Sempre que possível explicando o que é saudável e o que não é. Quando a criança participa, ela se sente útil e importante. E terá mais prazer de comer o lanche que “ela mesma escolheu”.

 O planejamento é fundamental. Assim conseguindo um lanche saudável, gostoso e atrativo. Nunca deixe para última hora, geralmente essas escolhas não são as mais adequadas.

 A indústria alimentícia tem crescido bastante em relação à alimentos saudáveis que podem ser colocados como opções de lanches. Pãezinhos integrais, produtos com baixo teor de sódio, gordura e açúcar, produtos enriquecidos com fibras e sementes (chia, linhaça, aveia) e sucos sem adição de sódio e açúcar.

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✔ Dentro da lancheira

  • Suco natural: Prefira frutas que oxidam com menos facilidade (maracujá, manga, goiaba, uva). O suco deve ser feito pouco antes da criança sair para escola. Caso necessite ser adoçado, use açúcar mascavo ou demerara orgânico. Use sempre a garrafinha térmica, evite colocar o suco em garrafinha de plástico (squeeze). Se possível, coloque o suco preenchendo quase 100% da garrafinha, isso evita a oxidação e ajuda a conservar melhor.
  • Frutas: prefira aquelas com cascas e de fácil manipulação.
  • Pãezinhos integrais, biscoitos integrais, pãozinho de batata e milho; para rechear prefira patê de ricota, requeijão, queijo branco e geléia.
  • Milho verde cozido e alguns vegetais da preferência da criança podem ser enviados em vasilhas.

✗ Fora da lancheira

  • Suco de caixinha/latinha: Esses tipos de sucos contém muito açúcar, sódio e corantes
  • Refrigerante: riquíssimos em sódio e corantes
  • Doces (balas, chocolates, chicletes, pirulitos)
  • Salgados fritos, massa folhada e pacotinho 

É bom lembrar que o exemplo, mesmo que seja no lanche, é super importante. Uma criança que leva um lanche saudável com certeza estimula outro (a) amiguinho (a) a levar também.

PLANEJANDO A LANCHEIRA

Toda lancheira deve conter pelo menos uma escolha de cada grupo

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Fernanda Monteiro

CRN1 – 7055

Instagram: @nutri_infantil

Hisnek

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Fotos: Pinterest

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