Preparando o corpo para folia

Sim, o Carnaval está quase aí e se você é do tipo que gosta de pular, dançar e se jogar na folia, por favor, prepare o seu corpo para esses dias. Lembre-se que você saiu das festas de fim de ano, outros das férias e voltaram direto para o trabalho, isso já foi uma mudança de ritmo considerável para o seu organismo. E agora, é o Carnaval que está chegando e, para muitos, pode ter um ritmo bem acelerado. Mas respeite seu corpo, não exija muito dele, tente dar um intervalo antes de voltar para os compromissos profissionais, pise no breque, se puder, pelo menos um dia antes de voltar.

Planeje os próximos dias e inclua treinos mais intensos de resistência preparando os músculos para estar em pé por muito mais tempo que de costume, isso se quiser realmente se juntar aos blocos de carnaval ou até a bateria das escolas de samba. Caso contrário você chegará na quarta-feira de cinzas só o pó.

Carnaval-de-bloco-em-São-Paulo

Aproveitar a maratona de blocos e trios elétricos, desfiles das escolas de samba e os dias de folia – na areia, no salão, no asfalto, ou na avenida – requer resistência e muito fôlego. Noites de sono bem dormidas, alimentação balanceada e super hidratação são fundamentais para encarar a festa que, para muitos, é a mais aguardada do ano no Brasil. O bom preparo físico pode garantir que você se canse menos e aproveite muito mais.

Natalia Bruzzone, professora da Smart Fit, diz que combinar exercícios de musculação, especialmente dos membros inferiores, e de condicionamento físico é uma boa pedida. “Trabalhar o fortalecimento das pernas, quadril e coxa é importante para o corpo aguentar tantas horas em pé, em todos os dias de folia. Costas e abdômen também dão sustentação e, por isso, não devem ficar de fora das séries ”, explica professora, “já os exercícios aeróbicos, como transport, bike e esteira ajudam no condicionamento”.

Confira 7 exercícios selecionados por Natalia para preparar melhor o corpo antes do Carnaval:

Gêmeos Sentado – fortalece a panturrilha. Sentado no aparelho, faça um movimento como se estivesse ficando na ponta dos pés e volte a posição inicial.

cadeira-extensora-treino

Cadeira Extensora – fortalece o músculo do quadríceps. Sentado na máquina, encoste as costas na cadeira e posicione a parte inferior da perna na alavanca acolchoada. Mova a alavanca para frente e para cima.

abdutora

Cadeira abdutora – trabalha a parte interna da coxa. Sentada, faça um movimento de abrir e fechar as pernas, com o peso na parte de dentro da coxa.

remada baixa

Remada baixa curvada triângulo – trabalha a região das costas. Sentado, com as pernas esticadas e uma leve flexão no joelho, puxe o triângulo na direção do tórax até o cotovelo passar um pouco da linha das costas.

abdominal oblíquo

Abdominal oblíquo solo – Deitada de lado em um colchonete, coloque a mão atrás da nuca, com o cotovelo apontando para cima. Eleve o dorso em direção à perna e volte para a posição inicial.

bikeindoor

Bike – ideal para ganhar resistência. Alterne 3 minutos de velocidade leve, de acordo com a sua percepção de esforço com 2 minutos aumentando a intensidade, deixando bem pesado, por 30 minutos.

Fonte: SmartFit
Fotos: GoogleFreeShare

family-play

Dicas para se movimentar na última semana de julho

BY Pati Perri